SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53IDENTIDADE NEGRA, EDUCAÇÃO E SILENCIAMENTO: O OLHAR PEDAGÓGICO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03GARIMPANDO IDEIAS PARA A RECONSTRUÇÃO DO CÍRCULO HERMENÊUTICO E DO CÍRCULO DE CULTURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

NASCIMENTO, Ladislau Ribeiro do. O MEMORIAL DE FORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PESQUISA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.262-274.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32787.

O presente artigo parte de uma experiência em que o memorial foi pensado como estratégia de ensino e pesquisa. O trabalho contou com a participação de acadêmicos do 9º período de um curso de Psicologia ofertado em uma instituição de ensino superior (IES) privada, situada na capital do estado de São Paulo. A atividade foi projetada para estimular nos estudantes a elaboração de reflexões e análises sobre suas trajetórias pessoal, acadêmica e profissional. Produziu-se um total de 53 memoriais, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram o potencial deste recurso para fomentar rememorações e ressignificações de experiências vivenciadas pelos participantes em diferentes contextos.

Palavras-chave : Memorial de Formação; Ensino; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )