SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue53THE STUDENT AND HIS RELATIONSHIP WHIT DIGITAL TECHNOLOGIES: REPRESENTATIONS IN HIS LEARNINGTHE DIFFERENT IS CAPABLE OF DISORDER AND REBUILDING: GENDER IN / WITH / WITH THE SCHOOL EVERYDAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PEREIRA, Artur Oriel; SANTIAGO, Flávio  and  SOUZA, Ellen Gonzaga de Lima. UBUNTU: Acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.314-329.  Epub Feb 19, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34547.

O feminismo negro no Brasil vem conquistando espaços tanto no âmbito acadêmico quanto social, promovendo debates, releituras e autocríticas aos retrocessos no campo dos direitos sociais, ao mesmo tempo em que busca desarmar as estruturas eurocêntricas de representação do povo negro, descolonizando a iconografia pejorativa em torno da sua ancestralidade historicamente marcada pela sociedade racista, hetero-patriarcal, misógina e capitalista. Assim, este artigo procura discutir as infâncias e as relações raciais e de gênero no espaço da educação infantil, pressupondo que esse é um lugar de escuta, de diversas linguagens, bem como de valorização de saberes produzidos para além da colonialidade. Trata-se de uma pesquisa construída na intersecção entre os aportes africanos e afro-brasileiros, pensamento feminista negro e a perspectiva ubuntu que tem como foco o coletivo, buscando a ampliação das nossas percepções a respeito da sororidade e da educação dos bebês e das crianças pequenas, com vistas à construção de uma pedagogia da infância descolonizadora.

Keywords : Ubuntu; Feminismo negro; Relações raciais e de gênero; Infâncias; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )