SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53UBUNTU: Acolhimento ancestral e inquietações feministas negras à educação de bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolasO GOVERNAMENTO DO MEDO COMO TÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS JOGOS ELETRÔNICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FACE, Poliane Lacerda Fonseca Santa; HERNECK, Heloisa Raimunda  e  CARDOSO, Frederico Assis. O DIFERENTE É CAPAZ DE DESCONSERTAR E RECONSTRUIR: GÊNERO NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.330-344.  Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32284.

O objetivo deste artigo é refletir as relações de gênero no cotidiano de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, a partir do contato com a rotina de uma turma de alunos/as do quarto ano do ensino fundamental, escolhida pela maneira como foi capaz de nos fazer mergulhar em estudos e diálogos com autores/as do campo das teorias pós-críticas. Produzido a partir da interseção entre os campo dos estudos de gênero e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, o trabalho adotou como procedimento metodológico o tipo de pesquisa qualitativa cartográfica, privilegiando anotações de diário de campo e entrevistas.

Palavras-chave : Cotidianos escolares; relações de gênero e educação; corpo, gênero e sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )