SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número53LO DIFERENTE ES CAPAZ DE DESORDENAR Y RECONSTRUYE: EL GÉNERO EN LOS/DE LOS/CON LOS COTIDIANOS ESCOLARESPOLÍTICA DE VALORIZACIÓN Y REMUNERACIÓN DE LOS PROFESORES DE LA RED PÚBLICA MUNICIPAL DE RÍO BLANCO: EL PCCR EN CUESTIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MADRUGA, Elisângela Barbosa  y  HENNING, Paula Corrêa. O GOVERNAMENTO DO MEDO COMO TÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS JOGOS ELETRÔNICOS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.345-357.  Epub 19-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32816.

O presente artigo teve por objetivo investigar, a partir do tema Educação Ambiental (EA) e jogos eletrônico, os discursos de EA em jogos eletrônicos. Para isso, selecionou-se os jogos eletrônicos: ECO, por meio de reportagens apresentadas em sites da internet e os gameplays do jogo The Sims, coletados no canal do YouTube. A partir de perguntas norteadoras e com base nos estudos sobre análise do discurso desenvolvida por Michel Foucault, percebeu-se nos materiais uma EA acionada pelo medo da perda do planeta. Bem como, a instituição de condutas ambientalmente corretas que ensinam a administrar os recursos naturais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )