Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
COSTA, Rita de Cássia Fraga da; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte y SILVA, Carla Clauber da. MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE IDOSOS: FORMAÇÃO CULTURAL E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.373-383. Epub 19-Feb-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34031.
O objetivo deste artigo é socializar impressões sobre formação cultural e experiências sensíveis em artesania na terceira idade em espaço não formal da educação. O foco central foi pensar sobre a relevância de práticas educativas pautadas nas construções identitárias e na sensibilidade. A investigação deu-se com um grupo de 11 idosos, entre 60 e 72 anos, integrantes de um Centro de Referência de Assistência Social. Na produção de dados revelou-se que práticas educativas impulsionadas pelas artesanias mobilizam a (res)significação de memórias e narrativas. Além disso, a pesquisa apontou que, ao acessar pela artesania as construções identitárias dos idosos, ocorreu a revitalização dos sentidos.
Palabras clave : Artesania; narrativas; formação.