SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54NATIONAL LITERACY ASSESMENT (ANA): A PRELIMINARY STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SPERRHAKE, Renata  and  BELLO, Samuel Edmundo Lopez. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DO RISCO DO ANALFABETISMO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.10-30.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36263.

Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.

Keywords : Avaliações externas em larga escala; Estudos Foucaultianos; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )