SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54AVALIACIÓN NACIONAL DE LA ALFABETIZACIÓN (ANA): UN ESTUDIO PRELIMINAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SPERRHAKE, Renata  y  BELLO, Samuel Edmundo Lopez. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DO RISCO DO ANALFABETISMO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.10-30.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36263.

Este texto objetiva analisar a produção do risco do analfabetismo infantil e as estratégias de gerenciamento desse risco postas em funcionamento pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Metodologicamente, e através de uma analítica-interpretativa de viés foucaultiano, analisaram-se documentos da ANA tais como portarias, notas explicativas, relatórios. As análises evidenciam três estratégias que convocam os indivíduos a combaterem o risco do analfabetismo infantil, quais sejam: 1) a visibilização e vigilância do risco; 2) a aprendizagem como direito e 3) a comparação dos resultados. Conclui-se que a combinação dessas diferentes estratégias, possibilitada pela produção quantitativa do processo avaliativo em larga escala, produz discursivamente o risco do analfabetismo infantil.

Palabras clave : Avaliações externas em larga escala; Estudos Foucaultianos; Alfabetização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )