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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BERTAGNA, Regiane Helena  e  BORGHI, Raquel Fontes. SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DOS ESTADOS NO BRASIL: AVANÇOS DO GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.48-62.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36248.

O texto aborda o mapeamento de sistemas estaduais de avaliação brasileiros realizado no âmbito da pesquisa “Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2015)” e tem por objetivo discutir os avanços do gerencialismo na educação básica. A metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa se constituiu de levantamento nos sítios das secretarias estaduais de educação. No período de 2005-2015, os resultados evidenciaram 20 sistemas estaduais de avaliação, sendo que 14 deles foram implantados após o início do IDEB, em 2007. Tal processo de intensificação revela e tensiona a lógica de gestão gerencial no campo da educação pública. Destaca-se, também, que há uma duplicação de recursos destinados a avaliação da educação básica pelo governo federal e pelos governos estaduais, recursos estes que poderiam ser investidos na ampliação do direito a uma educação de qualidade para todos.

Palavras-chave : Sistemas de avaliação; Gerencialismo; Direito à educação.

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