SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54SYSTEMS OF EVALUATION OF STATES IN BRAZIL: ADVANCES OF MANAGERIAL ADMINISTRATION IN BASIC EDUCATION.THE COMPLEX RELATIONSHIP BETWEEN CONTINUOUS TRAINING AND EXTERNAL EVALUATION IN THE PUBLIC EDUCATION NETWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MOURA, Sergio Andrade  and  FERNANDES, Angela Maria Dias. AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.63-78.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36213.

Neste artigo, investiga-se a política educacional do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, considerando-se sua perspectiva neoliberal e gerencial e focando-se, especificamente, a sua política de avaliação de desempenho educacional. O estudo desenvolve-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental e apoia-se no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Constata-se no estudo que a sua política de avaliação de desempenho educacional articula inúmeras tecnologias para promover processos de responsabilização, meritocracia e performatividade, como meios de garantir uma educação de “qualidade”.

Keywords : Gerencialismo; Políticas educacionais; Avaliação de desempenho educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )