SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54SISTEMAS DE EVALUACIÓN DE LOS ESTADOS BRASILEÑOS: AVANCES DE EL GERENCIALISMO EN LA EDUCACIÓN BÁSICA.LA COMPLEJA RELACIÓN ENTRE FORMACIÓN CONTINUADA Y EVALUACIÓN EXTERNA EN LA RED PÚBLICA DE ENSEÑANZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MOURA, Sergio Andrade  y  FERNANDES, Angela Maria Dias. AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.63-78.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36213.

Neste artigo, investiga-se a política educacional do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, considerando-se sua perspectiva neoliberal e gerencial e focando-se, especificamente, a sua política de avaliação de desempenho educacional. O estudo desenvolve-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental e apoia-se no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Constata-se no estudo que a sua política de avaliação de desempenho educacional articula inúmeras tecnologias para promover processos de responsabilização, meritocracia e performatividade, como meios de garantir uma educação de “qualidade”.

Palabras clave : Gerencialismo; Políticas educacionais; Avaliação de desempenho educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )