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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MOURA, Sergio Andrade  e  FERNANDES, Angela Maria Dias. AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.63-78.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36213.

Neste artigo, investiga-se a política educacional do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, considerando-se sua perspectiva neoliberal e gerencial e focando-se, especificamente, a sua política de avaliação de desempenho educacional. O estudo desenvolve-se por meio de pesquisa bibliográfica e documental e apoia-se no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Constata-se no estudo que a sua política de avaliação de desempenho educacional articula inúmeras tecnologias para promover processos de responsabilização, meritocracia e performatividade, como meios de garantir uma educação de “qualidade”.

Palavras-chave : Gerencialismo; Políticas educacionais; Avaliação de desempenho educacional.

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