SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54EVALUACIÓN, MERITOCRACIA Y PERFORMACIÓN: UN ANÁLISIS DE LA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANAPOLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL EN EL ESTADO DEL CEARÁ: REPERCUSIONES EN LAS DINÁMICAS PEDAGÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CARVALHO, Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira  y  VARANI, Adriana. COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.79-94.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36036.

Apresentamos uma reflexão sobre sentidos produzidos da relação entre formação continuada da rede pública do Estado de São Paulo e avaliação externa a partir de discursos de professores. A metodologia utilizada foi referenciada nos estudos do cotidiano e na abordagem de recuperação dos sentidos em Vygotsky. A reflexão dos dados inferi que a relação em questão tem prejudicado essas ações ao longo dos anos, por enfatizar as disciplinas cobradas no SARESP num processo de performatividade, pautando-se em Ball. Os discursos dos professores mostram a complexidade dos posicionamentos no cotidiano escolar, e levam a refletir sobre as contradições existentes, entre o desejo de ter autonomia do trabalho e a aceitação da necessidade de avaliações regulatórias e responsabilizadoras.

Palabras clave : Avaliação Externa; Formação Continuada; Políticas de Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )