SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54AVALIAÇÃO, MERITOCRACIA E PERFORMATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL PERNAMBUCANAPOLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CARVALHO, Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira  e  VARANI, Adriana. COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.79-94.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36036.

Apresentamos uma reflexão sobre sentidos produzidos da relação entre formação continuada da rede pública do Estado de São Paulo e avaliação externa a partir de discursos de professores. A metodologia utilizada foi referenciada nos estudos do cotidiano e na abordagem de recuperação dos sentidos em Vygotsky. A reflexão dos dados inferi que a relação em questão tem prejudicado essas ações ao longo dos anos, por enfatizar as disciplinas cobradas no SARESP num processo de performatividade, pautando-se em Ball. Os discursos dos professores mostram a complexidade dos posicionamentos no cotidiano escolar, e levam a refletir sobre as contradições existentes, entre o desejo de ter autonomia do trabalho e a aceitação da necessidade de avaliações regulatórias e responsabilizadoras.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Formação Continuada; Políticas de Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )