SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54LA COMPLEJA RELACIÓN ENTRE FORMACIÓN CONTINUADA Y EVALUACIÓN EXTERNA EN LA RED PÚBLICA DE ENSEÑANZAEVALUACIONES EXTERNAS EN LAS ESCUELAS ORGANIZADAS EN CICLOS: UNA ESQUIZOFRENIA EN EL ESPACIO EDUCATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ARAUJO, Karlane Holanda; LEITE, Raimundo Hélio  y  PASSON, Eric Ferdinando Kanai. POLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.95-113.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.35985.

O artigo analisa os efeitos da política accountability educacional, representada pelo Prêmio Escola Nota Dez nas dinâmicas pedagógicas das escolas cearenses. Utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando-se, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos representantes do núcleo gestor escolar, aos professores e aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, em quatro instituições de ensino. Concluiu-se que as dinâmicas escolares são reorientadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Alfa, direcionando o que, como e para que ensinar. Verificou-se que a prática de bonificação tende a pressionar o corpo docente a alcançar as metas, causando tensões nas relações intra e interpessoais no contexto escolar.

Palabras clave : Prêmio Escola Nota Dez; Accountability; Dinâmicas pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )