SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE PÚBLICA DE ENSINOAVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS: UMA ESQUIZOFRENIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ARAUJO, Karlane Holanda; LEITE, Raimundo Hélio  e  PASSON, Eric Ferdinando Kanai. POLÍTICA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS PEDAGÓGICAS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.95-113.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.35985.

O artigo analisa os efeitos da política accountability educacional, representada pelo Prêmio Escola Nota Dez nas dinâmicas pedagógicas das escolas cearenses. Utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando-se, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos representantes do núcleo gestor escolar, aos professores e aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, em quatro instituições de ensino. Concluiu-se que as dinâmicas escolares são reorientadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Alfa, direcionando o que, como e para que ensinar. Verificou-se que a prática de bonificação tende a pressionar o corpo docente a alcançar as metas, causando tensões nas relações intra e interpessoais no contexto escolar.

Palavras-chave : Prêmio Escola Nota Dez; Accountability; Dinâmicas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )