SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54EXTERNAL EVALUATIONS IN SCHOOLS ORGANIZED IN CYCLES: A SCHIZOPHRENIA IN THE EDUCATIONAL SPACETENSIONING CURRICULUM IN CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PRADO, Patrícia Dias  and  MERLI, Angélica de Almeida. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.130-147.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36033.

Ao investigar como a avaliação na Educação Infantil vem sendo tratada nas políticas nacionais e na Rede Municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo, este artigo busca estabelecer relações consonantes entre os princípios da avaliação presentes nos documentos oficiais com os princípios da avaliação formativa, construída coletivamente entre docentes, bebês e crianças pequenas da Educação Infantil que, por sua vez, ainda tem apresentado práticas avaliativas seletivas e classificatórias modeladas pelo Ensino Fundamental - que também merecem ser revistas, por uma Pedagogia da Infância e da primeira infância, de protagonismo infantil e de avaliação das políticas, concepções e práticas docentes.

Keywords : Educação Infantil; Avaliação Formativa; Políticas Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )