SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULONATIONAL EVALUATIONS, CURRICULUM OF THE BASIC SCHOOL AND THE PRODUCTION OF THE STUDENT WITH DISTORTION AGE X SERIES. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CALLAI, Cristiana  and  SERPA, Andréa. TENSIONANDO CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.148-159.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.35672.

Este artigo problematiza diferentes concepções de infância, ensino e aprendizagem, currículos e práticas de avaliação que se movem e se confrontam no cotidiano escolar. Pretendemos refletir sobre estes confrontos e suas implicações para pensar a educação das crianças desde a Educação Infantil. Há alguns anos, trabalhando na formação de professoras para o Ensino Fundamental e Educação Infantil, acompanhando as políticas públicas para diferentes redes no Estado do Rio de Janeiro, observamos como ainda se faz necessária a discussão sobre os currículos propostos para a educação das infâncias, como algumas concepções conteudistas e meritocráticas estabelecem-se como hegemônicas, transformando a escola em uma corrida de obstáculos.

Keywords : Avaliação; Currículo; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )