SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54TENSIONADOS CURRÍCULOS EN LA EDUCACIÓN INFANTILEL LUGAR DEL COTIDIANO EN LAS ESCUELAS RURALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MESQUITA, Marcelo Ribeiro de  y  CARDOSO, Wladirson Ronny da Silva. AVALIAÇÕES NACIONAIS, CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA E A PRODUÇÃO DO ALUNO DISTORÇÃO IDADE X SÉRIE. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.160-176.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36293.

Este artigo tem a finalidade de discutir a relação entre as avaliações nacionais no Brasil com o currículo da escola básica e a produção do aluno com distorção idade x serie que, no cotidiano escolar, recebe a cunha de fracassado. Buscar-se-á, primeiramente uma abordagem genealógica da escola para evidenciá-la como uma invenção inscrita num imperativo histórico que garantiu sua emergência. Num segundo momento discute-se a avaliação como indutora do currículo e na fabricação do aluno problema a partir da pesquisa realizada em um projeto de aceleração numa escola de periferia em Belém do Pará. Os resultados apontam a necessidade de pensar alternativas às politicas homogeneizantes que negam a singularidade da pessoa humana e as possiblidades de uma educação que valorize as diferenças.

Palabras clave : Avaliação; currículo; aluno problema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )