SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54NATIONAL EVALUATIONS, CURRICULUM OF THE BASIC SCHOOL AND THE PRODUCTION OF THE STUDENT WITH DISTORTION AGE X SERIES.EDUCATION EVALUATION SYSTEM OF NITEROI: PERCEPTION OF TEACHERS IN THE PRACTICECONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ILHA, Darieli Daltrozo; RIBEIRO, Simone da Silva  and  SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. O LUGAR DO COTIDIANO NAS ESCOLAS RURAIS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.177-192.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36280.

As lógicas que sustentam a manutenção da vida e os saberes dos povos do campo precisam ocupar espaço nas discussões que repensam o papel e a função social da escola. Pensando nisso, o objetivo deste texto é refletir sobre o lugar do cotidiano e a construção do conhecimento dentro e fora da escola rural, sustentado pelo ideário de Paulo Freire e Michel de Certeau sobre os sujeitos e seus cotidianos. Também nos propomos a analisar práticas avaliativas focadas na alfabetização, empreendidas por escolas rurais nas décadas de 1980/1990, período de grande migração campo/cidade ocorrida em um município de Minas Gerais. Os resultados apontam a necessidade de lançar um novo olhar para a escola que se localiza no campo, seus currículos e práticas avaliativas, seus sujeitos e suas comunidades.

Keywords : Cotidiano; Escolas rurais; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )