SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54EVALUACIONES NACIONALES, CURRÍCULO DE LA ESCUELA BÁSICA Y LA PRODUCCIÓN DEL ALUMNO CON DISTORSIÓN EDAD X SERIE.SISTEMA DE EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN EN NITEROI: PERCEPCIÓN DE LOS DOCENTES EN EL CONTEXTO DE PRÁCTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ILHA, Darieli Daltrozo; RIBEIRO, Simone da Silva  y  SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. O LUGAR DO COTIDIANO NAS ESCOLAS RURAIS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.177-192.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36280.

As lógicas que sustentam a manutenção da vida e os saberes dos povos do campo precisam ocupar espaço nas discussões que repensam o papel e a função social da escola. Pensando nisso, o objetivo deste texto é refletir sobre o lugar do cotidiano e a construção do conhecimento dentro e fora da escola rural, sustentado pelo ideário de Paulo Freire e Michel de Certeau sobre os sujeitos e seus cotidianos. Também nos propomos a analisar práticas avaliativas focadas na alfabetização, empreendidas por escolas rurais nas décadas de 1980/1990, período de grande migração campo/cidade ocorrida em um município de Minas Gerais. Os resultados apontam a necessidade de lançar um novo olhar para a escola que se localiza no campo, seus currículos e práticas avaliativas, seus sujeitos e suas comunidades.

Palabras clave : Cotidiano; Escolas rurais; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )