SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE NITERÓI: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICAPOLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CURRICULAR PÓS-FUNDACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GONCALVES, Crislainy de Lira; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de  e  LEITE, Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino. PRÁTICAS AVALIATIVAS E PROFISSIONALIZAÇÃO NOS COTIDIANOS - UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.209-225.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36135.

O artigo analisa discursos sobre avaliação da aprendizagem veiculados por trabalhos publicados no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, no Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste e na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Nestes espaços acadêmicos foram selecionados trabalhos que tiveram como lócus de produção discursiva o cotidiano escolar, tendo por foco as práticas avaliativas de professores. Esses trabalhos, sujeitos a uma análise de discurso, apontam que a avaliação, nas práticas que a concretizam, constitui um elemento fundante para a afirmação dos saberes docentes e, consequentemente, para a afirmação da natureza profissional das práticas desenvolvidas pelos professores, nomeadamente por implicar a tomada de decisões, contribuindo para a profissionalização docente.

Palavras-chave : Práticas avaliativas; Tomada de decisões; Profissionalização docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )