SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54EVALUATION PRACTICES AND PROFESSIONALISM IN EVERYDAYS - AN ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTIONSTHE MARKS OF EVALUATION IN THE SHOOLING PROCESS OF A STUDENT WITH INTELLECTUAL DEFICIENCY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GABRIEL, Carmen Teresa  and  MARTINS, Marcus Leona rdo Bomfim. POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CURRICULAR PÓS-FUNDACIONAL. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.226-243.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36308.

O presente texto tem por objetivo analisar processos de subjetivação docente em meio às políticas de avaliação em nossa contemporaneidade a partir das contribuições teóricas dos estudos curriculares mais recentes, em particular aqueles oriundos do estreitamento do diálogo deste campo com as teorizações do discurso na pauta pós-fundacional. Neste exercício teórico, assumindo os efeitos da virada ontológica na produção de uma leitura política do social, significamos a docência como um campo de estruturação profissional que ocupa um lugar subalterno no sistema hierarquizado de saberes e o conjunto de políticas de avaliação como um terreno fértil para sustentar esse argumento. A aposta aqui defendida consiste em afirmar que a valorização dessa cultura profissional implica também na problematização da relação com o conhecimento estabelecida pelo sujeito-docente face às políticas envolvendo diretamente o conhecimento objetivado para ser ensinado na educação básica. A análise sublinha que os processos de subjetivação docente e as possibilidades de subversão ou deslocamento da posição de subalternidade implicam na articulação estabelecida com os processos de objetivação do conhecimento legitimado e avaliado.

Keywords : Políticas de avaliação; currículo; conhecimento escolar; subjetivação docente; virada ontológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )