SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54THE MARKS OF EVALUATION IN THE SHOOLING PROCESS OF A STUDENT WITH INTELLECTUAL DEFICIENCY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PEREZ, Gema Trujillo; COLOMBIA, Neiva. Huila -; PERDOMO, Milena Trujillo  and  COLOMBIA, Neiva. Huila -. CONSTRUIR CONVIVENCIA EN UN PAIS EN MEDIO DEL CONFLICTO: UNA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.262-274.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.37617.

Este artigo expõe a origem, fundamentação teórica, assim como as estratégias dos processos de participação e convivência do projeto educativo escolar. Resume os avances da Escola Popular Claretiana, o balanço, os fatores que tornaram possível a implementação da proposta, as dificuldades, o impacto e as conclusões. A experiência se desenvolve em Neiva - Colômbia, através de um enfoque da Educação Popular, como resposta ao conflito político-militar, integra aspectos socioculturais, pedagógicos e didáticos; através da ação cooperativa, estratégias de participação, autogestão comunitária e a criação de ambientes pedagógicos. A escola tem como propósito construir convivência, potenciar as lideranças, reafirmar a identidade cultural e o compromisso das pessoas na construção de cidadania.

Keywords : Ação Cooperativa; Ambientes; Cidadania.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )