SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54AS MARCAS DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEREZ, Gema Trujillo; COLOMBIA, Neiva. Huila -; PERDOMO, Milena Trujillo  e  COLOMBIA, Neiva. Huila -. CONSTRUIR CONVIVENCIA EN UN PAIS EN MEDIO DEL CONFLICTO: UNA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.262-274.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.37617.

Este artigo expõe a origem, fundamentação teórica, assim como as estratégias dos processos de participação e convivência do projeto educativo escolar. Resume os avances da Escola Popular Claretiana, o balanço, os fatores que tornaram possível a implementação da proposta, as dificuldades, o impacto e as conclusões. A experiência se desenvolve em Neiva - Colômbia, através de um enfoque da Educação Popular, como resposta ao conflito político-militar, integra aspectos socioculturais, pedagógicos e didáticos; através da ação cooperativa, estratégias de participação, autogestão comunitária e a criação de ambientes pedagógicos. A escola tem como propósito construir convivência, potenciar as lideranças, reafirmar a identidade cultural e o compromisso das pessoas na construção de cidadania.

Palavras-chave : Ação Cooperativa; Ambientes; Cidadania.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )