SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54SABORES Y SABERES: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DE LA PLAZA DE MERCADO DEL SUR DE TUNJA (COLOMBIA)()DISPUTES BY THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASIS: THINKING OF DIFFERENCE AND EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CARDENAS, Edwin Giovanni Quesada. ENTRE FRUTAS E LEGUMES: RECEPÇÃO ESTÉTICA DO LIVRO ÁLBUM NA PRAÇA DO MERCADO. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.321-332.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34086.

O presente artigo expõe algumas das experiências leitoras manifestadas através do livro álbum por um grupo focal de crianças da praça do mercado no sul da Tunja (Colômbia), produto de um trabalho de campo que explorou práticas leitoras de famílias e crianças em relação às suas histórias de vida e a escola. É essencial priorizar o papel do leitor no processo de recepção estética da obra proposta por Iser, para mudar o quefazer pedagógico e metodológico desenvolvido nos espaços informais de educação na formação do leitor crítico. Ressalta-se que o trabalho com as comunidades deve ser um processo participativo para que sejam parte da construção de propostas de promoção e animação de leitura que correspondam às suas experiências leitoras e suas particularidades socioculturais.

Keywords : livro álbum; sociologia da leitura; teoria da recepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )