SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54DISPUTES BY THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASIS: THINKING OF DIFFERENCE AND EDUCATIONSIGNIFICACIONES DE LOS DOCENTES SOBRE LA EDUCACIÓN INFANTIL: VIAJANDO A TRAVÉS DE LOS CUENTOS DE HADA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PAVANELLO JUNIOR, Leonardo  and  HEINZLE, Marcia Regina Selpa. CONTRIBUIÇÕES DO CANTO CORAL NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.348-365.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34122.

No contexto escolar a formação integral abrange diferentes dimensões do sujeito, forma-se para além de práticas escolarizadas; inclui-se convívio e interação social com outros sujeitos e discursos. Práticas musicais podem fazer parte dessa formação, pois a música está presente em diversas esferas sociais. Este artigo, então, objetiva analisar as possíveis contribuições do canto coral para a formação integral de estudantes. Para tanto, analisam-se memoriais descritivos de alunos de escola pública participantes de encontros semanais do canto coral. Compreende-se que as práticas empreendidas refletem na transformação de aspectos escolares, como atenção e aprendizagens em diferentes disciplinas; e em práticas (além de) escolares, como relação com a família e projeção que o estudante tem de si.

Keywords : Canto coral; Formação integral; Coral na escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )