SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54CHORAL SINGING CONTRIBUTIONS AT SCHOOL FOR INTEGRAL EDUCATION: WHAT STUDENTS SAYWANDERING BETWEEN SYMBOLS AND BODIES: AN EDUCATIONAL PRACTICE IN DANCE INSPIRED BY MAÇAMBIQUE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CAVALCANTE FILHO, Antonio  and  LIMA, Ana Ignez Belém. SIGNIFICAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: VIAJANDO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.366-381.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34010.

Este artigo busca compreender aspectos da significação dos professores sobre a educação infantil e elementos da sua subjetividade docente a partir do simbolismo dos contos de fada. Discute a relação entre as imagens dos professores sobre a docência e sua forma de ser professor na educação infantil. A pesquisa foi efetivada com docentes do Infantil IV e V pertencentes à rede pública de Fortaleza. Utilizou o estudo de caso como método de pesquisa e para a coleta de dados foi aplicado um roteiro para análise simbólica dos contos de fada. Conclui que as professoras investigadas não foram capazes de identificar a natureza simbólica dos contos.

Keywords : contos de fada; subjetividade docente; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )