SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54CONTRIBUIÇÕES DO CANTO CORAL NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL: O QUE DIZEM OS ESTUDANTESDEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CAVALCANTE FILHO, Antonio  e  LIMA, Ana Ignez Belém. SIGNIFICAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: VIAJANDO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.366-381.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34010.

Este artigo busca compreender aspectos da significação dos professores sobre a educação infantil e elementos da sua subjetividade docente a partir do simbolismo dos contos de fada. Discute a relação entre as imagens dos professores sobre a docência e sua forma de ser professor na educação infantil. A pesquisa foi efetivada com docentes do Infantil IV e V pertencentes à rede pública de Fortaleza. Utilizou o estudo de caso como método de pesquisa e para a coleta de dados foi aplicado um roteiro para análise simbólica dos contos de fada. Conclui que as professoras investigadas não foram capazes de identificar a natureza simbólica dos contos.

Palavras-chave : contos de fada; subjetividade docente; educação infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )