Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
CAVALCANTE FILHO, Antonio e LIMA, Ana Ignez Belém. SIGNIFICAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: VIAJANDO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.366-381. Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34010.
Este artigo busca compreender aspectos da significação dos professores sobre a educação infantil e elementos da sua subjetividade docente a partir do simbolismo dos contos de fada. Discute a relação entre as imagens dos professores sobre a docência e sua forma de ser professor na educação infantil. A pesquisa foi efetivada com docentes do Infantil IV e V pertencentes à rede pública de Fortaleza. Utilizou o estudo de caso como método de pesquisa e para a coleta de dados foi aplicado um roteiro para análise simbólica dos contos de fada. Conclui que as professoras investigadas não foram capazes de identificar a natureza simbólica dos contos.
Palavras-chave : contos de fada; subjetividade docente; educação infantil.