SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54WANDERING BETWEEN SYMBOLS AND BODIES: AN EDUCATIONAL PRACTICE IN DANCE INSPIRED BY MAÇAMBIQUEFAMILY, SCHOOL AND HANDICCAPED PEOPLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LONTRA, Viviane  and  EMILIAO, Soymara Vieira. –TESSITURAS E REINVENÇÕES: (DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.396-407.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34692.

Este artigo discute três ideias presentes nas formações: a crença em um conhecimento “potente”, as impossibilidades das políticas serem aplicadas tal como foram pensadas/escritas e o pensamento que abissaliza e invisibiliza saberesfazeres tecidos nas escolas. A abordagem epistemológica teóricometodológica inscreve-se nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos à caça do pormenor que provoca entendimentos outros sobre a potência dos encontros de/com professores. O texto traz narrativas e relatos que sugerem que aprendemos a ser professores nas redes que tecemos nos cotidianos das escolas, em movimentos de nãolinearidade. Propõe um entendimento da formação de professores na/da/com a prática que nos possibilitam pensá-la como (des)formação para além das lógicas cientificistas e colonialistas.

Keywords : Currículos pensadospraticados; Estudos do cotidiano; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )