SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUEFAMÍLIA, ESCOLA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LONTRA, Viviane  e  EMILIAO, Soymara Vieira. –TESSITURAS E REINVENÇÕES: (DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.396-407.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34692.

Este artigo discute três ideias presentes nas formações: a crença em um conhecimento “potente”, as impossibilidades das políticas serem aplicadas tal como foram pensadas/escritas e o pensamento que abissaliza e invisibiliza saberesfazeres tecidos nas escolas. A abordagem epistemológica teóricometodológica inscreve-se nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos à caça do pormenor que provoca entendimentos outros sobre a potência dos encontros de/com professores. O texto traz narrativas e relatos que sugerem que aprendemos a ser professores nas redes que tecemos nos cotidianos das escolas, em movimentos de nãolinearidade. Propõe um entendimento da formação de professores na/da/com a prática que nos possibilitam pensá-la como (des)formação para além das lógicas cientificistas e colonialistas.

Palavras-chave : Currículos pensadospraticados; Estudos do cotidiano; Formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )