SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54–TESSITURAS E REINVENÇÕES: (DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORESA POLÍTICA DE BÔNUS PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO ACRE: CONCEPÇÃO E NORMATIZAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos. FAMÍLIA, ESCOLA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.408-421.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32809.

Objetiva-se analisar a relação família-escola na formação da pessoa com deficiência a partir das concepções dos professores. Como a família e a escola contribuem na formação da pessoa com deficiência? Configura-se como pesquisa qualitativa, e seguiu o seguinte delineamento: levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturada, sistematização e análise dos dados. O estudo foi realizado com coordenadores pedagógicos, professores de sala de aula comum e sala de recursos multifuncional, em cinco escolas e duas unidades pedagógicas de Belém. Sobre os resultados: em algumas escolas a família participa das reuniões com os professores de SRM à parte da escola, e, em outras, não comparece e alega falta de condição financeira; uma professora destaca a questão da violência.

Palavras-chave : Educação Especial; Família; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )