SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54THE POLICY OF BONUS FOR EDUCATIONAL PROFESSIONALS IN THE STATE OF ACRE: CONCEPTION AND NORMATIZATIONIMPACTS OF POPULAR PARTICIPATION AT THE IV CONFERENCE OF RACIAL EQUALITY IN RIO GRANDE - RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FURLAN, Susana Angelin; LIMA, José Milton de  and  LIMA, Márcia Regina Canhoto de. – “NINGUÉM TINHA ME PERGUNTADO SE EU SABIA” – UM ESTUDO SOBRE AS CULTURAS INFANTIS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.438-462.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33594.

Este presente artigo tem como propósito refletir sobre como as vozes e opiniões das crianças estão sendo consideradas dentro do contexto escolar. Fruto de uma pesquisa etnográfica que visava estudar as crianças e suas culturas, teve como um dos principais resultados saberes que levam a acreditar que as crianças possuem culturas que são diferentes do adulto, desta forma, elas falam, se expressam, mas em sua grande maioria são desconsideradas. Desta forma salientamos que é necessária uma empatia nas relações crianças e adultos a fim de entender os pequenos, suas necessidades, assim como a melhor forma que aprendem os conteúdos e os principais saberes historicamente construídos.

Keywords : Crianças; Educação Infantil; Culturas infantis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )