SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54IMPACTOS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA IV CONFERÊNCIA DA IGUALDADE RACIAL EM RIO GRANDE (RS)PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO NO MUSEU DE ANTROPOLOGIA DO VALE DO PARAÍBA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ROSA, Chaiane de Medeiros  e  SANT, Fabiano Fortunato Teixeira dos. EVASÃO NO IME/UFG: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS EXCLUÍDOS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.478-494.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32421.

Este artigo tem como propósito discutir os condicionantes da evasão nos cursos do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal pela perspectiva dos alunos excluídos. Tem como fonte informações de registros acadêmicos na universidade. Ainda, foi aplicado um questionário eletrônico aos 32 alunos excluídos da unidade, dos quais 11 responderam, o que significa 34,4% do total. A partir das respostas desses alunos, buscou-se analisar tanto os fatores que os levaram a optar pelo curso em que estavam matriculados no momento da exclusão, quanto os elementos que os influenciaram na decisão por abandonar o curso. Como resultado, constatou-se que a desistência do curso é fortemente influenciada pela escolha equivocada do curso, bem como pela dificuldade de conciliar trabalho e estudo.

Palavras-chave : Evasão; Instituto de Matemática e Estatística; Universidade Federal de Goiás.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )