SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55POLICIES OF SCHOOL INCLUSION IN BRAZIL AND PORTUGAL: CHALLENGES FOR CURRICULAR JUSTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues  and  GOMES, Helder Januário da Silva. DE QUEM É O CURRÍCULO? PROBLEMATIZAÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO NÃO SOBERANA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.14-34.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36067.

O presente artigo problematiza movimentos de dogmatização do currículo e das linhas ‘parresiastas’ dos estudantes brasileiros, que impulsionam a questionar de quem é o currículo. Debate sobre os conceitos de ‘Polícia soberana’ e ‘sociedade do espetáculo’ (AGAMBEN, 2015), e ‘sujeição social e servidão maquínica’ (LAZZARATO, 2014). Assume como metodologia o acompanhamento cartográfico dos processos políticos produzidos em escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Espírito Santo durante a Primavera Secundarista. Como procedimentos utiliza as imagens locais e nacionais divulgadas pela imprensa e as enunciações dos estudantes resistentes à reforma do Ensino Médio no Espírito Santo. Conclui que os estudantes apontam que a escola e o currículo buscam em suas lutas e desejos a formação da existência “militante”, indagando as estruturas políticas no interior das quais será capaz de afirmar a sua singularidade e a diferença.

Keywords : Currículo; Ensino Médio; Parresía.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )