SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55POLICY OF SPECIAL EDUCATION AND CURRICULUM: DISPUTES ABOUT NATURE, PERSPECTIVE AND FOCUSDISSERTATIONS AND THESES AS OBJECTS AND SOURCES OF THE COMPARATIVE WRITING ON CURRICULUM IN SPECIAL EDUCATION (2004 TO 2012) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MESQUITA, Amélia Maria Araújo; RODRIGUES, José Rafael Barbosa  and  CASTRO, Kelly Paixão de. A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.70-88.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.37549.

A educação inclusiva assenta-se no reconhecimento e valorização da diferença. Enquanto prática, pode se estruturar por meio de mecanismos de diferenciação curricular que possibilitem a todos/as acesso à educação como bem comum. Contudo, tal perspectiva vem sendo confrontada pela atual política curricular para a educação básica. Diante disso, este texto objetiva problematizar a política curricular para os anos iniciais do ensino fundamental, com foco no primeiro e segundo anos de escolarização, sedimentadas na Base Nacional Comum Curricular e no Programa Mais Alfabetização, produzindo inferências sobre os efeitos que estas podem trazer às práticas curriculares no contexto da inclusão.

Keywords : Diferenciação curricular; Políticas curriculares; Educação Inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )