SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55POLÍTICA DE EDUCACIÓN ESPECIAL Y CURRÍCULUM: DISPUTAS SOBRE NATURALEZA, PERSPECTIVA Y ENFOQUEDISERTACIONES Y TESIS COMO OBJETOS Y FUENTES DE LA ESCRITURA COMPARADA SOBRE EL CURRÍCULO EN EDUCACIÓN ESPECIAL (2004-2012) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MESQUITA, Amélia Maria Araújo; RODRIGUES, José Rafael Barbosa  y  CASTRO, Kelly Paixão de. A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.70-88.  Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.37549.

A educação inclusiva assenta-se no reconhecimento e valorização da diferença. Enquanto prática, pode se estruturar por meio de mecanismos de diferenciação curricular que possibilitem a todos/as acesso à educação como bem comum. Contudo, tal perspectiva vem sendo confrontada pela atual política curricular para a educação básica. Diante disso, este texto objetiva problematizar a política curricular para os anos iniciais do ensino fundamental, com foco no primeiro e segundo anos de escolarização, sedimentadas na Base Nacional Comum Curricular e no Programa Mais Alfabetização, produzindo inferências sobre os efeitos que estas podem trazer às práticas curriculares no contexto da inclusão.

Palabras clave : Diferenciação curricular; Políticas curriculares; Educação Inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )