SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55DISSERTAÇÕES E TESES COMO OBJETOS E FONTES DA ESCRITA COMPARADA SOBRE CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (2004 a 2012)CURRÍCULOS E INFÂNCIAS NÔMADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RIGO, Neusete Machado; SACKVIL, Roseli Andreia  e  WOMER, Eloísa Maria. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO (CURSO NORMAL) E A INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.104-120.  Epub 17-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36295.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o currículo do Curso Normal em relação à inclusão escolar protagonizada a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, na educação básica. O objetivo desse estudo é refletir sobre a formação docente para a inclusão escolar proporcionada pelo Curso Normal. A metodologia possui uma abordagem qualitativa e utiliza a análise de documentos pedagógicos da escola - Projeto Político-Pedagógico (PPP) e Planos de Estudos (PE) do Curso Normal - e de relatórios das Práticas Pedagógicas (PP) realizadas pelos/as alunos/as do curso, em turmas com alunos com deficiências, em escolas comuns. Como ferramentas analíticas dos dados levantados são utilizados os conceitos de experiência (Larrosa, 2011; 2017) e de normalidade/anormalidade (Foucault, 2008). Dessa análise, constituíram-se duas perspectivas em relação à inclusão das crianças com deficiências para a discussão dos dados: a) a anormalidade como incapacidade; e b) a experiência como possibilidade para o ensino e para a convivência com o sujeito com deficiências. Os resultados apresentam por um lado, que apesar dos esforços da escola para construir um currículo que proporcione uma formação inicial fundamentada em princípios inclusivos, a visão de normalidade é referência nas reflexões dos/as alunos/as do Curso Normal em relação à inclusão das crianças com deficiências na escola comum. Por outro lado, também se observa uma experiência vivida que indica possibilidades que se afastam de intenções que tendem corrigir ou normalizar o sujeito com deficiência.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Práticas Pedagógicas; Inclusão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )