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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RAMOS, Jéssica Rochelly da Silva  e  CUNHA, Kátia Silva. POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DE QUE FORMA, SE FAZEM OS INVESTIMENTOS?. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.142-160.  Epub 17-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.37413.

Este artigo discute sobre os contextos discursivos que norteiam as políticas de currículo para a Educação do Campo no município de Brejo da Madre de Deus - PE. Com base em Laclau e Mouffe (2015), analisamos os sentidos das políticas, dos currículos, da Educação do Campo, nos discursos dos docentes, buscando compreender quais são as invenções e/ ou investimentos que os docentes fazem a partir dos processos de traduções das políticas. Para tanto, realizou-se entrevistas com docentes de três escolas, de modo a entender os sentidos nas negociações e nos processos de tradução das políticas no contexto da prática. Os resultados revelam que os sentidos da Educação do Campo são instituídos a partir das demandas e dos investimentos radicais que os docentes fazem nas disputas por hegemonias nos currículos das escolas do campo.

Palavras-chave : Políticas de Currículo; Educação do Campo; Discurso.

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