SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55PESQUISAS SOBRE CURRÍCULOS, GÊNEROS E SEXUALIDADESPEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GONZALEZ, María Caridad Bestard; GARCIA, Juan Eligio López  e  BESTARD, Yoisell López. LENDAS E MITOS DE CIENFUEGOS: REPERTÓRIOS CULTURAIS E ENSINO DA HISTÓRIA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.194-210.  Epub 17-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34514.

O objetivo deste texto é socializar experiências pedagógicas de incorporação de repertórios culturais, das lendas e mitos aborígenes da cidade cubana de Cienfuegos, ao conteúdo de ensino de história. Com estes repertórios culturais locais, organiza-se uma alternativa metodológica que, a partir da análise em profundidade, interpretação e compreensão, desde o contexto hermenêutico narrativo, permite a educação em valores para a cultura de paz contra a violência. Como parte destes repertórios inclui-se a seleção de criações artísticas da cidade, as quais facilitam o diálogo produtor de conhecimentos nos múltiplos espaços - tempos educativos locais, do século XXI. Uma das conclusões é a demanda e necessidade de formação continua a respeito do tema abordado.

Palavras-chave : Lendas; Mitos; História.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )