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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

KLEIN, Carin  y  MEYER, Dagmar Estermann. PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.211-226.  Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33408.

Este trabalho analisa uma política pública, voltada para a promoção de uma Primeira Infância Melhor (PIM), compreendendo-a como uma instância pedagógica que se propõe a educar mulheres, no sentido de instituir formas de exercer a maternidade. A pesquisa inscreve-se nos campos dos estudos de gênero e dos estudos foucaultianos, e o material empírico, examinado na perspectiva da análise de discurso, foi produzido em um trabalho de campo de caráter etnográfico, realizado no município de Canoas (RS). Interessa-nos indicar a articulação que se faz entre determinadas formas de exercício da maternidade, vulnerabilidade social e políticas públicas, pois é nessa conexão que as mulheres são posicionadas como agentes centrais e chamadas a se responsabilizar, por meio do exercício/delimitação de funções maternas, pela promoção de ações em torno do desenvolvimento integral das crianças.

Palabras clave : Educação; Maternidade; Políticas Públicas.

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