SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55LENDAS E MITOS DE CIENFUEGOS: REPERTÓRIOS CULTURAIS E ENSINO DA HISTÓRIAO PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS: REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

KLEIN, Carin  e  MEYER, Dagmar Estermann. PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR/RS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.211-226.  Epub 17-Fev-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33408.

Este trabalho analisa uma política pública, voltada para a promoção de uma Primeira Infância Melhor (PIM), compreendendo-a como uma instância pedagógica que se propõe a educar mulheres, no sentido de instituir formas de exercer a maternidade. A pesquisa inscreve-se nos campos dos estudos de gênero e dos estudos foucaultianos, e o material empírico, examinado na perspectiva da análise de discurso, foi produzido em um trabalho de campo de caráter etnográfico, realizado no município de Canoas (RS). Interessa-nos indicar a articulação que se faz entre determinadas formas de exercício da maternidade, vulnerabilidade social e políticas públicas, pois é nessa conexão que as mulheres são posicionadas como agentes centrais e chamadas a se responsabilizar, por meio do exercício/delimitação de funções maternas, pela promoção de ações em torno do desenvolvimento integral das crianças.

Palavras-chave : Educação; Maternidade; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )