SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55PEDAGOGIES OF MOTHERHOOD IN THE BETTER EARLY CHILDHOOD POLICY/RSTHE “BATALHA DA DI DEUS” AS EDUCATIONAL PRACTICE: AN INTERACTION BETWEEN NON-EQUAL VOICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

HABOWSKI, Adilson Cristiano  and  CONTE, Elaine. O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS: REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.227-243.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34081.

O estudo de perspectiva hermenêutica e dialética aborda o poder de persuasão de imagens e símbolos na produção da identidade social, tomando como base o uso da suástica pelo regime nazista de Hitler. A propaganda nazista simbolizada nas distorções da suástica e no poder do convencimento cumpre funções irracionais de manipulação coletiva travestidas de racionalidade. No texto, apresentamos aspectos da historicidade do símbolo como necessário à compreensão do ser, da cultura e das inter-relações humanas no mundo da vida, para renovar as dimensões pedagógicas, ontológicas e psicológicas. Por fim, problematizamos o poder engenhoso de persuasão dos mecanismos da cultura contemporânea com capacidade de provocar espanto e emoções empáticas para o movimento de alienação social e/ou humanização.

Keywords : Símbolos; Poder da comunicação; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )