SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55THE POWER OF IMAGES AND SYMBOLS - SOCIO-HISTORICAL REPERCUSSIONSTHE MEDIA AND ITS CULTURE OF VIRTUALITY IN THE SERVICE OF THE FRAGMENTATION OF EDUCATIONAL LINKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TEIXEIRA JUNIOR, José Carlos. A “BATALHA DA DI DEUS” COMO PRÁTICA EDUCATIVA: UMA INTERAÇÃO ENTRE VOZES NÃO-IGUAIS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.244-258.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.33794.

O presente trabalho tem como objetivo principal discutir algumas questões que tecem o entendimento da Batalha da Di Deus, uma batalha de rima realizada na Cidade de Deus, como uma prática educativa. Este entendimento justifica-se, basicamente, pelos argumentos de que a educação não está limitada aos muros da educação escolar e de que a prática musical apresenta-se como um posicionamento epistêmico fértil na emergência das complexas relações entre conhecimento, política e estética que tecem diferentes tempos-espaços educativos. Assim, sob uma perspectiva bakhtiniana de polifonia, buscaremos mostrar que a Batalha da Di Deus consiste em um movimento de interação entre vozes não-iguais, um movimento realizado no contraponto de importantes processos que tecem a cidade do Rio de Janeiro.

Keywords : Educação; Música; Batalha de rima.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )