SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55MEDIOS Y SU CULTURA DE LA VIRTUALIDAD AL SERVICIO DE LA FRAGMENTACIÓN DE LOS VÍNCULOS EDUCATIVOSFORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SCHWENGBER, Ivan Luís  y  SCHUTZ, Jenerton Arlan. (DES)INTERESSE, (IN)DISCIPLINA E A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.272-285.  Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.32465.

Este texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação, parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos, considera que uma ação pedagógica inteligente, refere-se ao momento em estamos a educar a vontade do sujeito, fazendo com este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.

Palabras clave : Disciplina; Interesse; Vontade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )