SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55(DIS)INTEREST, (IN)DISCIPLINE AND INTELLIGENT PEDAGOGICAL ACTION: REFLECTIONS IN THE LIGHT OF JOHN DEWEY'S PRAGMATISMMEDIA AND EDUCATION: THE MOVIE ADDRESSES "BARBIE PRINCESS CHARM SCHOOL" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

HORA, Dayse Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.286-299.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.29328.

Este texto pretende discutir sobre as mudanças no trabalho didático decorrentes das práticas da educação a distância em cursos superiores de formação de professores. O suporte metodológico foi a pesquisa bibliográfica. Analisamos os dados a partir dos três elementos constitutivos da organização do trabalho didático - a relação, a mediação e o espaço - utilizados por Alves (2002), com foco nas práticas de educação a distância na formação de professores. Consideramos os paradoxos entre atendimento individualizado e coletivo na prática onde o aumento do número de alunos caracteriza uma educação superior de massas e questionamos as incompatibilidades entre as formas de organização do trabalho didático individualizado e coletivo nas práticas de educação a distância.

Keywords : Trabalho Docente; Trabalho Didático; Educação a Distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )