SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55(DES)INTERÉS, (IN)DISCIPLINA Y LA ACCIÓN PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXIONES A LA LUZ DEL PRAGMATISMO DE JOHN DEWEYMEDIOS Y EDUCACIÓN: LAS DIRECCIONES DE LA PELÍCULA "BARBIE PRINCESSES ESCUELA" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

HORA, Dayse Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.286-299.  Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.29328.

Este texto pretende discutir sobre as mudanças no trabalho didático decorrentes das práticas da educação a distância em cursos superiores de formação de professores. O suporte metodológico foi a pesquisa bibliográfica. Analisamos os dados a partir dos três elementos constitutivos da organização do trabalho didático - a relação, a mediação e o espaço - utilizados por Alves (2002), com foco nas práticas de educação a distância na formação de professores. Consideramos os paradoxos entre atendimento individualizado e coletivo na prática onde o aumento do número de alunos caracteriza uma educação superior de massas e questionamos as incompatibilidades entre as formas de organização do trabalho didático individualizado e coletivo nas práticas de educação a distância.

Palabras clave : Trabalho Docente; Trabalho Didático; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )