SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55PATHWAYS OF PANTANAL EDUCATIONVILLAGE-SCHOOL OF THE INDIGENOUS PEOPLE ZORO: A PROPOSAL FOR EDUCATION BEYOND SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BERINO, Aristóteles. PARA SER UM SER NO MUNDO: A HUMANIZAÇÃO É UMA POÉTICA EM PAULO FREIRE. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.329-339.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34457.

O pretendido neste artigo é discutir a atualidade da obra de Paulo Freire para o um projeto plural de “epistemologias do Sul” desde o continente latino-americano, ou seja, sua contribuição para um referencial teórico condizente com as nossas realidades e condição histórica. Percorrendo alguns dos seus escritos, produzidos em diferentes momentos da sua trajetória intelectual, mas observando a coerência seu legado, enfatizamos o valor da sua obra diante não apenas das necessidades referidas à educação escolar e popular, mas também para a tessitura de ações culturais conscientizadoras e formadoras da nossa presença no lugar e no mundo. Destacamos para tal, a concepção de educação transformadora em Paulo Freire e o valor estético da criação no seu pensamento.

Keywords : Paulo Freire; Inédito-viável; Transformação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )