SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55BEING A BEING IN THE WORLD: HUMANIZATION IS A POETIC IN PAULO FREIRECADERNETA ESCOLAR: “ARTES DE FAZER” NO MOVIMENTO DE APROPRIAÇÃO PELAS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL MADRE TERESA MICHEL - CRICIÚMA, SC (DÉCADA DE 1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

DIAS, Patrícia  and  SECCHI, Darci. ALDEIA-ESCOLA DO POVO INDÍGENA ZORÓ: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.340-353.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34139.

O texto apresenta reflexões a respeito de uma concepção de educação que vai além dos espaços hegemônicos de propagação dos conhecimentos estabelecidos pela racionalidade científica, rígida, unificadora, produtora de assimetrias. O estudo apoia-se em dados de pesquisas, como observação de campo e narrativas de professores e lideranças indígenas Zoró. Conclui-se que o modo de fazer educação do povo Indígena Zoró, ainda que existam desafios, supõe uma maneira singular de pensar a educação ao desafiar a lógica da modernidade e incorporar outros saberes e modos de ser e de viver no contexto escolar e ao inserir outros espaços no processo de ensino e aprendizagem, ações que vão produzindo autonomia e ressignificações dentro e fora da escola.

Keywords : Decolonialidade; Educação escolar indígena intercultural; Povo Indígena Zoró.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )