SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55PARA SER UN SER EN EL MUNDO: LA HUMANIZACIÓN ES UNA POÉTICA EN PAULO FREIRECADERNETA ESCOLAR: “ARTES DE FAZER” NO MOVIMENTO DE APROPRIAÇÃO PELAS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL MADRE TERESA MICHEL - CRICIÚMA, SC (DÉCADA DE 1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

DIAS, Patrícia  y  SECCHI, Darci. ALDEIA-ESCOLA DO POVO INDÍGENA ZORÓ: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.340-353.  Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34139.

O texto apresenta reflexões a respeito de uma concepção de educação que vai além dos espaços hegemônicos de propagação dos conhecimentos estabelecidos pela racionalidade científica, rígida, unificadora, produtora de assimetrias. O estudo apoia-se em dados de pesquisas, como observação de campo e narrativas de professores e lideranças indígenas Zoró. Conclui-se que o modo de fazer educação do povo Indígena Zoró, ainda que existam desafios, supõe uma maneira singular de pensar a educação ao desafiar a lógica da modernidade e incorporar outros saberes e modos de ser e de viver no contexto escolar e ao inserir outros espaços no processo de ensino e aprendizagem, ações que vão produzindo autonomia e ressignificações dentro e fora da escola.

Palabras clave : Decolonialidade; Educação escolar indígena intercultural; Povo Indígena Zoró.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )