SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue55VILLAGE-SCHOOL OF THE INDIGENOUS PEOPLE ZORO: A PROPOSAL FOR EDUCATION BEYOND SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROSSO, Graziela Pavei Peruch  and  TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. CADERNETA ESCOLAR: “ARTES DE FAZER” NO MOVIMENTO DE APROPRIAÇÃO PELAS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL MADRE TERESA MICHEL - CRICIÚMA, SC (DÉCADA DE 1960). Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.354-375.  Epub Feb 17, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.24795.

O texto discute a apropriação da materialidade “caderneta escolar” pelas normalistas na Escola Normal Madre Teresa Michel (Criciúma, SC) em 1960. A caderneta circulou no interior do educandário como estratégia da direção para manutenção da disciplina e efetivação de determinada pedagogia. Buscou-se entender como esse dispositivo foi recebido e significado pelas educandas durante suas práticas escolares. Avaliaram-se duas cadernetas utilizadas em 1964 e 1965, as “memórias” de normalistas que lá estudaram na época e outros documentos que puderam contar a história desse artefato como uma prescrição a ser seguida. Tal análise possibilitou identificar que, apesar das ‘artes de fazer’ engendradas num movimento astucioso de engano e resistência das alunas diante das forças articuladas por esse objeto multifacetado, enquanto estratégia de controle do tempo, espaço e comportamento, a caderneta escolar concretizou sua finalidade.

Keywords : Cultura Material Escolar; Caderneta Escolar; Escola Normal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )